IV SBDN - SIMPÓSIO BRASILEIRO DE
DOENÇAS NEGLIGENCIADAS

EDITAL DE INSCRIÇÃO DE TRABALHO CIENTÍFICO

Regulamento para envio de trabalhos científicos

Poderão ser inscritos trabalhos científicos que se enquadrem na área temática de doenças negligenciadas, ações de educação em saúde, relatos de caso e temas transversais (doenças infecciosas e parasitárias, epidemiologia, bioestatística  e afins). Não serão aceitas revisões.

Autores

Serão aceitos até seis autores por trabalho. O aceite definitivo estará condicionado à homologação da inscrição de pelo menos um autor. Este será responsável pela apresentação oral ou em formato de pôster, conforme decisão da comissão científica.

Submissão de trabalhos

As submissões deverão ser efetuadas no período entre 20/12/2017 e 02/04/2018 (prorrogado para 02/05/2018).

Os resumos deverão ser enviados exclusivamente pelo email: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. Não serão considerados trabalhos enviados por quaisquer outros meios.

O aceite dos trabalhos será confirmado somente após avaliação por parte da comissão científica. Trabalhos em desacordo com as exigências deste edital serão automaticamente desclassificados.

Formato para submissão dos trabalhos

Os arquivos deverão ser submetidos em formato .doc ou .docx.

O trabalho deverá ser redigido, obrigatoriamente, de acordo com as especificações e orientações abaixo. Modelo em anexo.

Título: deve identificar com clareza a natureza do trabalho. Deverá ser apresentado centralizado, em letra arial 12, negrito, CAIXA ALTA, salvo regras de nomes científicos.

Autores: texto em fonte arial, tamanho 10, centralizado. Será permitido o máximo de seis autores por trabalho. Iniciar pelo nome do autor principal. Os nomes dos autores devem estar separados por ponto e vírgula e devem ser listados pelo último sobrenome, seguido de vírgula e das iniciais do nome e demais sobrenomes. Após o nome de cada autor ou coautor, deverá constar numeração sobrescrita correspondente à instituição a qual pertence.

Instituição: instituição à qual se encontram vinculados. O email de contato deverá ser colocado após a instituição do autor apresentador.

Resumo: máximo de 400 palavras. Não citar nomes ou dados que identifiquem as instituições estudadas. Deve contemplar: introdução, objetivo, metodologia, resultado, conclusão e palavras-chave.

Introdução: Apresentar o contexto e a relevância do tema de forma sucinta. Objetivo: apresentar claramente o objetivo geral do estudo. Metodologia: descrever todos os procedimentos estritamente necessários para a realização da pesquisa (Exs.: local, amostras, tratamento estatístico e demaisaspectos que o autor considerar pertinentes). Resultado: Descrever os principais resultados obtidos de forma clara e precisa. Não incluir gráficos, tabelas ou figuras no resumo. Conclusão: Apresentar ao menos uma generalização importante decorrente da interpretação adequada dos resultados.

Palavras-chave: apresentar 3 (três) palavras-chave.

Apoio: citar as instituições responsáveis pelo financiamento do trabalho.

Comissão julgadora

A comissão julgadora será formada por membros com formação científica correlata aos temas do simpósio no nível de pós-graduação.

A comissão elegerá os melhores trabalhos para premiação nos termos deste regulamento. Os membros da comissão asseguram total sigilo das informações disponibilizadas nos trabalhos participantes.

A comissão julgadora é soberana,sendo suas decisões definitivas, não cabendoa elas qualquer espécie de recurso.

Avaliação dos resumos

Os trabalhos aprovados pela comissão julgadora serão automaticamente inscritos para apresentação na seção oral ou na seção de pôsteres, e farão parte dos anais do simpósio.

Os trabalhos serão classificados como aceitos ou recusados, não havendo retorno ao autor para correções.Após o envio do resumo, não será permitido qualquer tipo de alteração do mesmo.

Os trabalhos aprovados serão divulgados no site http://www.biopar.ufla.br/sbdn/ a partir do dia 20 de abril de 2018 juntamente com a programação da apresentação na seção oral ou de pôsteres do simpósio.

A comissão julgadora não terá acesso aos nomes dos autores e instituição durante todo processo de avaliação dos resumos.

Os melhores trabalhos serão indicados para concorrer à premiação.

Apresentação dos trabalhos na seção de pôsteres

É obrigatório que o título do pôster seja idêntico ao título do resumo submetido.

O pôster deverá ter asdimensões de 0,90 m de largura x 1,20 m de altura e será fixado em painel específico em data e local a ser divulgado no site http://www.biopar.ufla.br/sbdn/.

O conteúdo do pôster deverá ter a seguinte disposição:

Título: letras maiúsculas (exceto nomes científicos –utilizar as regraspertinentes), fonte superior a 70.

Nome e instituição dos autores: em destaque e abaixo do título.

Texto principal: no mínimo fonte 20, espaçamento simples. Deverá conter obrigatoriamente: introdução, objetivo, metodologia, resultados e conclusão, conforme previamente descrito.

Agradecimentos, suporte financeiro e institucional: opcional.

Referências (opcionais): quando presentes, deverão ser numeradas (algarismos arábicos) e ordenadas seguindo a citação no texto, de acordo com o estilo Vancouver.

Os títulos das seções devem estar em letras maiúsculas, negrito.

Os subtítulos das seções devem estar em letras minúsculas, negrito, sublinhadas.

Apresentação dos trabalhos na seção oral

A apresentação oral será feita em formato Microsoft Powerpoint, no tempo de 10 minutos.O título da apresentação ser idêntico ao título do resumo submetido.

A apresentação oral ocorrerá em data e local a ser divulgado no site http://www.biopar.ufla.br/sbdn/

O conteúdo da apresentação deverá conter:

Título, nome e instituição dos autores.

Introdução, objetivo, metodologia, resultados e conclusão.

Julgamento dos trabalhos

A avaliação dos trabalhos submetidos será realizada de acordo com as definições deste regulamento. A comissão julgadora utilizará como critérios de avaliação os seguintes itens:

  • Apresentação geral do trabalho cumprindo rigorosamente os critérios do regulamento;
  • Qualidade do texto quanto à linguagem (objetividade e clareza);
  • Originalidade do trabalho e relevância do tema relacionado às doenças negligenciadas e integração da academia-sociedade.
  • Coerência dos objetivos com a metodologia;
  • Metodologia clara e apropriada;
  • Organização, clareza e precisão dos resultados.
  • Qualidade da conclusão quanto ao fundamento, coerência e poder de generalização.

Premiação

A comissão julgadora escolherá o primeiro colocado das seções de apresentação oral e de pôsteres, respectivamente. Estes receberão certificado de premiação. Outras premiações serão divulgadas posteriormente e serão entregues somente a um dos autores inscritos no trabalho.

A divulgação dos vencedores e a premiação acontecerão na cerimônia de encerramento do simpósio.

Dos direitos de divulgação

Os autores intelectuais dos trabalhos inscritos concordam com a utilização sem ônus de seu nome, imagem e trabalhos para divulgação em quaisquer meios de comunicação, traduções parciais ou integrais e reprodução total ou resumida por qualquer meio, independentemente de qualquer licença, remuneração ou pagamento, além da premiação prevista neste regulamento.

Disposições finais

Trabalhos que tenham entre seus autores membros da comissão julgadora do simpósio serão avaliados por pareceristas ad hoc.

Os materiais enviados por parte dos inscritos não serão devolvidos. Os participantes autores assumem total e exclusiva responsabilidade a respeito de todas e quaisquer eventuais reivindicações de terceiros que se sintam prejudicados por suas participações no concurso ou pelas cessões dos direitos de autor sobre suas frases, sendo esses direitos cedidos livres e desembaraçados de todos e quaisquer ônus ou restrições. Todos os participantes declaram que o conteúdo dos trabalhos inscritos é original. Em caso de plágio de qualquer espécie, o IV Simpósio Brasileiro de Doenças Negligenciadas não responderá pelo ato do participante, sendo este responsável por eventuais ônus ou danos a terceiros, respondendo integral e exclusivamente, além de ser desclassificado do simpósio e perder o direito de concorrer à premiação.

O prêmio é pessoal e intransferível e não poderá ser convertido, total ou parcialmente, em dinheiro. O IV Simpósio Brasileiro de Doenças Negligenciadas a seu exclusivo critério, a qualquer tempo, se julgar necessário, poderá alterar as regras constantes deste regulamento, assim como substituir qualquer um dos prêmios anunciados, mediante comunicação pública de tais mudanças no site do simpósio.

A submissão dos trabalhos acarreta aos participantes a aceitação total e irrestrita de todos os itens deste regulamento. Para eventuais dúvidas existentes referentes ao presente regulamento, os participantes devem encaminhá-las para a comissão julgadora por meio do endereço de email: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. .

A comissão organizadora do simpósio não será responsável pelos custos de transporte e hospedagem ou qualquer outra forma de despesa, visando a apresentação de qualquer trabalho enviado e aceito. Outras questões que não estejam citadas neste Edital serão avaliadas caso a caso pela comissão.

Taxa de Inscrição

Efetue o pagamento da taxa de inscrição via depósito ou transferência. Não se esqueça de salvar o comprovante. Fique atento à sua categoria de inscrição.

Saiba mais

Inscrição On-Line

Preencha o formulário on-line, anexe o comprovante de inscrição. Selecione a opção de minicurso, se for o caso.

Saiba mais

Confirmação

Após o envio do formulário on-line, nossa equipe irá receber e confirmar a sua inscrição no evento.

Saiba mais

Normas de submissão de trabalhos

Faça download das normas e modelo

Organização

Biopar - Laboratório de Biologia Parasitária
Núcleo de Estudos em Parasitologia
Pet Biopar
Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde
Universidade Federal de Lavras

Apoio

Ministério da Saúde

 

DNDi
Elsevier
CEVA
Virbac